Resumo:
A logística reversa simplifica a coleta e a devolução de resíduos sólidos às empresas, possibilitando sua reintegração no ciclo produtivo. A vantagem de tal prática também reside em tratar-se de uma destinação final ecologicamente adequada. No Brasil a logística reversa de pneus ainda representa um grande desafio socioambiental. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter exploratório que tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos colaboradores de uma empresa na
cidade de Catu - BA, do ramo de gerenciamento de resíduos sólidos classe II e reforma de pneus
há mais de 30 anos, sobre conceitos chaves do setor e seus impactos para o meio ambiente. Foi
realizada uma pesquisa com os 25 funcionários da empresa. Todos responderam a um questionário
com dez perguntas objetivas. O resultado combinado dos questionários atingiu 67 pontos, numa
escala máxima de 90 pontos. A partir da metodologia proposta, essa pontuação equivale a 74% de aproveitamento, o que seria considerado um nível satisfatório. Propõe-se assim modificar a abordagem das oficinas ambientais realizadas periodicamente na empresa, adicionando mais informações relacionadas às atividades e logísticas internas, com o intuito de aprimorar o conhecimento da equipe sobre os principais conceitos do setor.