Resumo:
A Educação Física Escolar é um fator determinante para o processo de aprendizagem
dos alunos, ou seja, na qualidade de vida e em todos aspectos. Portanto o objetivo
desse trabalho foi analisar as dificuldades encontradas pelos professores na aplicação
do Handebol nas escolas sendo uma das modalidades mais praticadas por muitos
anos nas escolas e a cada dia cresce o número de praticantes no rendimento também.
Considerando os objetivos elencados neste trabalho, a metodologia aplicada nesta
pesquisa caracterizou-se como exploratória, de natureza qualitativa do tipo
bibliográfica. Os autores analisados apresentam ideias voltadas para o ensino e
aprendizado do handebol nas escolas, como forma de construção de valores perante
a sociedade e proporcionando experiências para os alunos e sendo uma fonte de
melhoria para a saúde. Neste sentido, as pesquisas realizadas asseguraram vários
conhecimentos, ocasionando que o ensino do handebol nas escolas, pode
proporcionar uma melhora na qualidade de vidas dos alunos, ou seja, fazendo com
que os alunos aprendam à prática do esporte coletivo identificando as principais
dificuldades encontradas na realização das práticas do handebol escolar, pois muitas
vezes os alunos preferem praticar o futebol, o vôlei etc., do que outras modalidades.