Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância da atenção psicológica aos alunos do Ensino Médio que sofrem com transtornos de ansiedade. O ponto de partida para a pesquisa foi perceber o momento da adolescência como um período de mudanças extremas, tanto físicas como emocionais, que podem acionar processos de ansiedade, especialmente nesta etapa de aprendizagem, quando o adolescente se vê obrigado a tomar decisões sobre carreira, futuro e está envolvido em processos seletivos, como os de acesso as universidades. Fica evidente que nesses momentos sua capacidade é questionada, concomitante ao processo de busca de identidade. Por conta desses fatores, a saúde mental desses adolescentes pode ficar comprometida, frágil e vulnerável. Daí a importância da presença do psicólogo escolar como auxiliar importante na prevenção e tratamento dos problemas de transtornos mentais. Sendo assim, essa pesquisa discorre sobre a ansiedade especificamente nos adolescentes inseridos no
contexto escolar referido, com vistas a destacar as causas geradoras de ansiedade nesse cenário e pontuas as estratégias a serem adotadas. Por fim, evidencia a importância do profissional de psicologia na condução de processos de prevenção, bem como na minimização dos problemas relacionados a saúde mental dos estudantes. Esta pesquisa, de caráter qualitativa-descritiva, está fundamentada em ampla revisão da literatura pertinente ao tema.