Resumo:
O presente estudo buscou ressaltar a importância da aptidão física e saúde na Educação Física escolar onde o sedentarismo é considerado como principal fator de risco para desencadeamento das doenças crônico-degenerativas e eleva os custos da saúde pública a índices inconcebíveis. Um dos fatores que explica o alto índice de sedentarismo na população é a falta de informação adequada dos benefícios da prática de atividade física regular e os malefícios da falta dela durante a fase escolar. Sendo assim, a escola se apresenta como um relevante espaço de intervenção durante as aulas de educação física e os professores de Educação Física tornam-se profissionais indispensáveis para a conscientização dos alunos em relação à adoção de estilos de vida ativo. O presente estudo apresenta aspectos relevantes sobre a importância da Educação Física Escolar na formação de alunos críticos sobre aspectos da aptidão e saúde, para que tenham consciência da importância da prática regular de atividade física para a manutenção da sua saúde e longevidade. Dos artigos encontrados, foram vários documentos que contribuíram para a tradução da evolução da Educação Física como ambiente promotor de saúde e que descreviam o comportamento do professor de Educação Física, além da receptividade dos alunos, para o alcance dos objetivos propostos sobre esta abordagem. Conclui-se que as aulas de Educação Física não podem ser negligenciadas por serem extremamente relevantes na formação de indivíduos saudáveis e autônomos. Desta maneira, as aulas de Educação Física devem ser dirigidas de forma a oportunizar aos estudantes a possibilidade de vivenciar os maiores números de manifestações culturais do movimento, além de construir conhecimentos sobre um estilo de vida fisicamente ativo, estimulando e reeducando os jovens para uma vida ativa.