Resumo:
Sabendo-se que é na infância que ocorrem as transformações psicomotoras essências na formação do ser humano, este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância das aulas de Educação Física no processo de desenvolvimento psicomotor da criança, tomando como referência a tendência pedagógica introduzida no Brasil por Jean Le Boulch – a Psicomotricidade. Essa pesquisa visa também fornecer aos professores e estudantes de Educação Física material de suporte para que possam, no processo de planejamento de suas aulas, empregar de forma efetiva a educação psicomotricista, com o intuito de oportunizar aos seus alunos técnicas que vão repercutir na performance motora futura de cada um deles. Pelo viés da psicocinética, este trabalho parte do princípio de que a Educação Física, sob a concepção psicomotora, contribui significativamente no desenvolvimento da criança, não apenas visando a sua estrutura física, mas também se preocupando com o seu processo de aprendizagem, com as suas performances cognitiva, afetiva e psicomotora, buscando garantir a formação integral do indivíduo. Através de pesquisas bibliográficas e método qualitativo, foi possível neste estudo comprovar a relevância da Educação Física no processo de desenvolvimento psicomotor na criança por lhe oportunizar valências cognitivas essenciais para sua formação enquanto ser humano.