dc.description.abstract |
Esta é uma monografia produzida no curso de Licenciatura Educação Física da Faculdade Regional da Bahia – Unirb. Tem como objetivo geral: investigar conteúdos teórico-metodológicos que fundamentam a prática do Handebol como um elemento capaz de promover a sociabilização do aluno nas aulas de Educação Física no âmbito escolar. Para desenvolver a investigação foi levantada a seguinte questão: Quais os elementos teórico – metodológicos que fundamentam o Handebol como conteúdo para sociabilização na Educação Física Escolar no ensino fundamental do 6° ao 9º ano? Como hipótese foram levantados que vários são os motivos que fundamentam o Handebol como conteúdo para sociabilização na Educação Física Escolar, no qual são constatados a relações de respeito, as especificidades individuais e solidariedade, criação de um ambiente educativo e democrático, além da observação das regras, despertando nos alunos a compreensão e desenvolvendo atitudes positivas em relação aos colegas menos habilidosos ou qualquer outra limitação, seja ela física ou cognitiva, ajudando os jovens a compreender o direito ao desenvolvimento autônomo e igual participação de todos tornando o ambiente educativo e democrático. A principal base teórica tratada foi pautada nos seguintes autores: Ghiraldelli Júnior (2007); Monteiro e Galante (2008); Confederação Brasileira de Handebol (2015); Tenroller (2004); Kunz (1996); PCN’s (1998); Santos (2009). O tipo de pesquisa desenvolvida foi a revisão bibliográfica. Os resultados alcançados com a pesquisa apontam que são inúmeras as contribuições pedagógicas aos quais os professores de Educação Física tem ao inserir o Handebol como conteúdo para sociabilização na Educação Física escolar no ensino fundamental, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o processo de desenvolvimento individual e social do aluno, corroborando que o esporte atrelado à educação é capaz de formar cidadãos dignos e plenos. |
pt_BR |