Resumo:
O exercício físico é fundamental para a vida de qualquer indivíduo, pois sabemos que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Quando se trata de diabetes tipo II, o exercício físico contribui para seu tratamento e prevenção, pois os exercícios ajudam a controlar os níveis de açúcar o sangue e aumenta à sensibilidade a insulina, isso ocorre porque aumenta a captação de glicose pelo musculo, diminuindo a glicose circulante e aumenta à sensibilidade celular a insulina. Com isso, pode ocorre a diminuição da quantidade de medicações para controlar o diabetes (PAULI J.P; CINTRA D.E; SOUZA C.T; ROPELLE E.R; 2009).
Na pratica de exercício físico, a glicose é a principal fonte e energia, a molécula de glicose será utilizada de acordo com a necessidade do indivíduo, ou seja, quanto maior for seu esforço, mais glicose será utilizada evitando a alta concentração de glicose no sangue (PORTAL PEBMED. FISIOLOGIA DO EXERCICIO: DE ONDE VEM A ENERGIA PARA O MUSCULO, 2020).
O trabalho foi desenvolvido a fim de mostrar a importância do exercício físico na vida de pessoas com diabetes tipo II, como a pratica de exercício físico pode ajudar a melhorar a vida dessas pessoas, fazendo com que tenha uma redução significativa no uso de medicamentos, seja ele via oral ou injetável que seria a insulina.