Abstract:
Observa-se que o aumento do consumo de pneus possui um imenso impacto relacionado aos aspectos ambientais, sociais e econômicos, uma vez que, a capacidade de produção de rejeitos sólidos do homem não se iguala a capacidade do meio ambiente em degrada-los. Trazendo como objetivo deste estudo, descrever o uso da borracha de pneus reciclados associados a pavimentação asfáltica e a política ambiental sustentável da atualidade. Apresentando as principais técnicas de pavimentação utilizadas atualmente; identificando limitações nos projetos de pavimentação asfáltico em contrapartida ao uso da borracha de pneus; Descrevendo vantagens e desvantagens com o uso do material aditivo proposto; bem como correlacionar o uso da borracha de pneus com os parâmetros previstos na política internacional do desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma revisão integrativa e qualitativa da literatura, com levantamento dos artigos a partir das bases de dados: SciELO, ScienceDirect, Scopus e Periódicos CAPES. A resistência entre o asfalto convencional e o asfalto incorporado com a borracha triturada é gritante, já que todos os estudos apontam como resultados o asfalto borracho com uma resistência superior a resistência do asfalto convencional ou maior do que qualquer outro asfalto associado por qualquer outro tipo de polímero. Com o estudo realizado observamos que a quantidade de informação sobre o tema é cada vez mais frequente, assegurado pela parte econômica e ambiental. Este estudo buscou conceituar e expor benefícios e limitações econômicas impostas pelas características da ligação da borracha ao pavimento.