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Os problemas encontrados nas rodovias brasileiras, no que se refere à infraestrutura das estradas, geram prejuízos significativos para os usuários das vias e gastos frequentes de órgãos públicos e privados. Observando esse problema que afeta diversas regiões do país, tal como em um trecho da BA 396, ligando Rio Real/BA à BR 101, este trabalho aborda alternativas técnicas de melhoria para tais pavimentações, dando mais visibilidade às pavimentações rígidas, as quais são opções com custos benefícios relativamente melhores quando comparadas com técnicas de pavimentos flexíveis. A pesquisa buscou relatar que pavimentos de concreto geralmente são projetados para que tenham uma vida útil em torno de 20 anos, enquanto que, pavimentos asfálticos duram em média 10 anos. A manutenção desses pavimentos também foi relatada no trabalho, evidenciando um grande diferencial entre os tipos de pavimentações, apontando que o pavimento rígido pouco necessita de reparos ao longo do tempo, em contrapartida, o pavimento flexível necessitará constantemente demanutenção. O estudo demonstrou o estado do pavimento flexível existente na BA 396, relatando as patologias encontradas ao longo de visitas in loco. Com tais informações, e a elaboração de orçamentos de alternativas de pavimentações, ficou evidente que a utilização de técnicas de pavimentos de concreto Whitetopping em pavimentações já existentes é o mais aconselhável para essa determinada rodovia, possuindo um melhor custo-benefício levando em consideração a vida útil do pavimento e sua manutenção. |
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