Resumo:
A natação infantil é uma modalidade aquática, que permite significativamente o desenvolvimento de várias habilidades motoras, melhorando a coordenação do exercício, aumentando a resistência cardiorrespiratória e fortalecendo os músculos. O presente trabalho tem por objetivo de analisar o ensino da natação em contribuição ao desenvolvimento psicomotor em crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil. O trabalhado realizado trata-se de uma revisão de literatura do tipo descritiva exploratório. Na revisão da literatura foram abordados os seguintes temas: a natação infantil, natação escolar, a psicomotricidade, a psicomotricidade na educação infantil na faixa estaria de 4 a 5 anos, a psicomotricidade aplicada a natação, os benefícios da natação quanto ao desenvolvimento psicomotor de crianças de 4 a 5 anos, a comparação do desenvolvimento psicomotor de crianças que fazem e não fazem natação e a proposta de atividades aquáticas que estimulam habilidades motoras fundamentais de crianças de 4 a 5 anos. Nos resultados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 27 artigos para compor a construção da revisão de literatura e da discussão. Os anos nos quais foram utilizados os artigos referentes ao tema em questão foram 2011 a 2021. Por meio da produção desta monografia, pode-se considerar que, por meio da natação as crianças podem compreender o próprio corpo e buscar o desenvolvimento pleno das habilidades psicomotoras.