Resumo:
O Presente Trabalho Intitulado “Educação Física no Ensino Público uma Questão
Curricular: Análise comparativa da matriz curricular 2015, para disciplina de
educação física na rede Estadual e Municipal de ensino na cidade de Catu, Bahia” -
inicialmente apresenta-se como pré-requisito para a conclusão do curso de
Educação Física, teve como objetivo dialogar sobre Matriz Curricular nos sistemas
públicos de ensino Municipal de Estadual da Cidade de Catu, na Bahia, visando a
analisar e refletir sobre a proposta de ensino para a Educação Física na escola. O
objeto de estudo foi elaborado a partir de indagações sobre a estrutura curricular da
disciplina de Educação Física onde foi encontradas deficiências na estruturação e
organização curricular em uma rede de ensino durante as vivencias nos estágios
obrigatórios no período de graduação. Optou-se por realizar um estudo de caso, de
base documental e foi realizado na rede estadual e municipal de ensino na cidade
de Catu, Bahia. Na opção teórica dialogou-se com autores que tratam sobre
currículo e a base legal que regimentam os sistemas públicos de ensino no estado e
no país. Como método de coleta das informações optou-se pela análise documental,
onde foi solicitada a matriz de referência de educação na SEDUC de Catu e a do
Estado, solicitado no Núcleo Regional de Educação – NRE 18, sediado em
Alagoinhas, onde foi informado que a Matriz estava disponível no portal da
Educação do estado no endereço eletrônico www.educacao.ba.gov.br. em
sequência analisando as informações e confortada com referências teóricas e
presentadas no decorrer do trabalho. Com o estudo pode-se verificar lacunas e
fragilidades no planejamento curricular, principalmente no sistema municipal da
cidade de Catu, já na matriz Estadual verificou-se uma melhor organização embora
sua existência, cabe a cada Unidade Escolar construir nos seus Planos Políticos
Pedagógicos, os caminhos para a aplicação da matriz.