Resumo:
Após surgir como uma proposta de formação crítica, autônoma, justa, inclusiva e respeitadora, a Educação Integral é contextualizada, no presente trabalho, visando o desenvolvimento integral do indivíduo a partir da intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física. A partir daí, objetiva-se, de maneira geral, discutir a possível contribuição desta disciplina na Formação Integral do indivíduo anos finais do ensino fundamental, levando em consideração as esferas formativas que a compõe, evidenciando as múltiplas intervenções didático-pedagógicas elencadas na Cultura Corporal de movimento. Fez-se necessário, também, discutir acerca do contexto histórico e a repercussão das abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar na sociedade brasileira, identificar a perspectiva de formação integral, proposta nos documentos
oficiais atuais que norteiam a educação e abordar quais aspectos trabalhados pela Educação Física Escolar, que contribuem para a formação integral do indivíduo. Para tanto, a metodologia de caráter qualitativo utilizada neste trabalho baseou-se, principalmente, na revisão de literatura, por meio de pesquisas bibliográficas em livros, revistas, artigos, documentos, sobretudo, disponíveis na internet, pela qual, pôde-se analisar o percurso histórico da Educação Física Escolar, que teve início com a Reforma de Couto Ferraz em 1851. Observa-se que, ao chegar na fase de sua pedagogização, a Educação Física passou a ganhar força no processo ensino/aprendizagem, abrindo espaço para novos estudos acerca desta disciplina e seus efeitos na sociedade, a exemplo das diversas análises acerca das abordagens pedagógicas, realizadas
por diversos autores e pesquisadores ao longo tempo. Com tamanha proporção que a disciplina foi tomando e diante de sua necessária importância, a Educação Física passou a ser pautada pelas diretrizes da educação nacional, por meio de documentos que a norteia, a exemplo da LDB, BNCC e PCN. No entanto, o termo integral ligado à formação do indivíduo, principalmente no ensino fundamental é, ainda, pouco visto ou discutido e com muito a ser questionado. Desenvolvidas para serem trabalhadas nas aulas de Educação Física do ensino fundamental, verifica-se que, as competências específicas dialogam tanto com as habilidades quanto com as dimensões de desenvolvimento integral, contribuindo e possibilitando o desenvolvimento ou a aprendizagem a partir de diferentes dimensões, seja afetiva, cognitiva, psicossocial ou motora. Desse modo, ao percorrer alguns caminhos, na tentativa de refletir acerca da contribuição da Educação Física na formação integral dos alunos anos finais do ensino fundamental, pôde-se entender a importância da disciplina, enquanto componente curricular, no dia a dia do educando, para além da sala de aula, permitindo-lhes o conhecimento mais amplo e bem desenvolvido sobre as práticas da Educação Física. Pensar nesta integralidade e inter-relação entre todas as dimensões, portanto, proporciona a Formação Integral por meio das competências no processo de produção do conhecimento que, por sua vez, é contínuo e mutável perante às situações da sociedade, deixando em evidência, possíveis
desdobramentos e pontos que ainda precisam ser esclarecidos acerca da influência pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.