Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo demonstrar de que forma a abordagem saúde renovada pode contribuir/auxiliar no desenvolvimento da aptidão física em crianças do Ensino Fundamental II. Contextualizando sobre as incidências das doenças que comprometem a vida dos educandos, trazendo a Abordagem Saúde Renovada como variável importante para solução dessa problemática. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo e exploratório. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo categorial, com base teórica nos trabalhos dos seguintes descritores: Oliveira (2004); Filho (2013); Darido (2014) Guedes (2016),Rangel (2014), dentre outros. É abordado sobre a realidade dos alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), no qual foi possível notar um numero elevado de estudantes portadores de doenças crônicas num período prematuro, trazendo os fatores causa que comprometem a vida desses indivíduos, contribuindo diretamente para esse quadro que os educando se encontram. O estudo conclui que deve se pensado em uma Educação Física Escolar da atualidade, que vive um período pós-modernidade, de alta tecnologia e mudanças nos hábitos de vida populacional, devendo estar embasada e fundamentada em todos os momentos históricos já vivenciado pela disciplina, reconhecendo os pontos positivos de cada abordagem para construir uma Educação Física Escolar qualificada que atenda as necessidades da sociedade.