Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar como estão sendo aplicadas as práticas de ensino adotadas no voleibol durante as aulas de Educação Física nas escolas públicas e particulares de Maceió. Como foco da pesquisa foram observadas as práticas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem do voleibol nas aulas de Educação Física das escolas, do conjunto Graciliano Ramos. Para fundamentar o trabalho procurou-se observar o conhecimento cientifico relacionado entre o processo teórico e a prático ,escolhido por cada um dos professores. Foram realizados, dentro de parâmetros qualitativos, os dados obtidos através de questionários entregues a quatro professores onde foi feito uma pesquisa bibliográfica e artigos. Nos dados obtidos houve questionamento sobre a utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na realização de suas aulas, facilitando, assim, o processo de aprendizagem; porém os professores devem adquirir conhecimento maior para atender as necessidades e realidades dos alunos, também apresenta o contexto Histórico do voleibol. Esse tema trás questionamento pelo fato de alguns professores não utilizarem a metodologia que facilite o aprendizado do aluno.