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Os Desafios da implantação do tênis como componente do currículo escolar

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dc.contributor.author Silva, David Alisson Rodrigues da
dc.date.accessioned 2021-08-27T11:25:46Z
dc.date.available 2021-08-27T11:25:46Z
dc.date.issued 2015-12-14
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/23
dc.description Monografia (Graduação) Curso de Licenciatura em Educação Física – Faculdade Regional da Bahia - UNIRB pt_BR
dc.description.abstract O tênis tem adeptos em todo o mundo e em todas as classes sociais, caracterizando-se como um esporte prazeroso cuja prática é possível pelas mais diversas faixas etárias. No entanto por causa de sua história, onde era praticado pela alta classe, ainda existe um estereótipo que o classifica como um esporte de elite, causando o afastamento da modalidade da maioria das escolas brasileiras. Grande parte da população não tem acesso ao esporte em questão, o que poderia ser mudado com a implantação da modalidade no âmbito escolar. Este trabalho possui como principal objetivo a proposta de apresentar o tênis como uma alternativa para o currículo escolar, identificando os principais motivos do tênis ainda não ser componente curricular na maioria das escolas e propondo possíveis soluções. Também pretende mostrar a importância do tênis de campo na escola, bem como seus benefícios ao desenvolvimento dos alunos e identificar as dificuldades declaradas pelas escolas, pelos professores e pela sociedade. O trabalho foi construído a partir de uma revisão de literatura, o levantamento do referencial teórico foi realizado a partir da temática central tênis, direcionando-o para utilização nas aulas de Educação Física escolar. Por se tratar de um esporte com características únicas que contribui para a formação psicomotora e socioafetiva da criança, a modalidade possui particularidades específicas que cooperam para a formação escolar. Para possibilitar o trabalho dentro da escola foi necessário ressignificar o esporte se distanciando do modelo de alto rendimento e o adaptando para o espaço escolar utilizando uma abordagem com bases nos jogos de maneira divertida e ativa, dando condições para que as crianças joguem em um ambiente compatível as suas capacidades físicas, esta adaptação do esporte chama-se mini tênis e suas principais características são as quadras em tamanho menor, as bolas mais lentas, raquetes menores, materiais e espaços adaptados para a anatomia infantil. Em contrapartida a carência de espaços apropriados para a prática esportiva dentro das instituições de ensino, o alto custo dos materiais específicos da modalidade (raquetes, bolas e redes) e a falta de capacitação dos professores para o trabalho como o mini tênis nas escolas são os principais desafios para a implantação desta proposta, porém para estas dificuldades são propostas soluções de criatividade de baixo custo e até bastante simples, soluções estas que partem do professor como incentivador e promotor da ampliação das possibilidades do aluno em todos os aspectos. Oportunizar a prática do tênis de campo nas aulas de Educação Física escolar promoverá a manifestação de resultados positivos para os alunos praticantes nos âmbitos motores, sociais, afetivos e cognitivos e também promoverá popularização deste esporte nas mais diversas camadas sociais. pt_BR
dc.subject Tênis na escola pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Componente do currículo escolar pt_BR
dc.title Os Desafios da implantação do tênis como componente do currículo escolar pt_BR


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