Resumo:
O presente trabalho aborda os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância da Educação Física para crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e também a utilização de exercícios físicos no contexto escolar. Para realização do estudo buscou-se saber dos grandes autores sobre o tema abordado, a pesquisa foi de origem qualitativa onde foi observado crianças entre 5 a 8 anos do Colégio Padrão, em Maceió – AL e como essas crianças se desenvolveram após aulas com exercícios físicos direcionados. Uma vez que o exercício físico vem como aliada para contribuir para que essas crianças possam ser integradas aos demais fazendo com que elas se percebam enquanto pessoas e dessa maneira desenvolvam sua concentração e função cognitiva, e partindo dessa dificuldade, foi confirmado pelos pais e professores que acompanham as crianças na idade citada que o exercício físico veio auxiliar as crianças e dessa maneira aliviar os sintomas e permitir que elas consigam realizar suas atividades por um maior período de tempo. É de grande importância a realização do exercício físico para as crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, e cabe ao professor planejar a aula e escolher a melhor atividade para utilizá-la e assim proporcionar um melhor desenvolvimento dessa criança facilitando na construção do conhecimento, interação com os outros e auto - confiança.