Resumo:
A avaliação é um dos métodos que acompanha a evolução da humanidade e está presente em todos os domínios de qualquer atividade desenvolvida na humanidade. Está pesquisa tem como objetivo geral é identificar as ferramentas avaliativas para desenvolvimento do ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência através das aulas de Educação Física escolar. O estudo em questão tem como base uma pesquisa qualitativa para entendimento e compreensão de características apresentadas através do discurso dos colaboradores. Para a realização do estudo, houve a participação colaborativa de três professores de Educação Física rede pública de Coruripe. A ferramenta de coleta utilizada foi fundamentada em entrevistas semiestruturadas contendo seis perguntas. A ferramenta avaliativa é um mecanismo que pode oferecer um feedback que possibilita uma ampliação no que tange o ensino e aprendizagem numa perspectiva respectivamente, professor-aluno, oferecendo informações para o docente realizar modificações metodológicas. A pesquisa verificou que os professores colaboram para o processo de inclusão e que realizam avaliações com os alunos com ou sem deficiência, a modo de não fazer distinção, porém com algumas ponderações devido a deficiência de cada aluno.