DSpace - Unirb

O Papel do professor de educação física na aptidão física para a saúde de jovens do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Campelo, Danilo dos Anjos
dc.date.accessioned 2021-08-24T12:02:37Z
dc.date.available 2021-08-24T12:02:37Z
dc.date.issued 2017-07-27
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/20
dc.description Monografia (Graduação) Curso de Licenciatura em Educação Física – Faculdade Regional da Bahia - UNIRB pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa, do tipo exploratória visa realizar uma revisão bibliográfica em relação ao tema, o papel do professor de Educação Física na aptidão física para a saúde de jovens do ensino médio, visando assim responder a pergunta: Como o professor de Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento da aptidão física para saúde de jovens do ensino médio? Tendo assim como objetivo principal demonstrar a importância que o professor de Educação Física tem na vida destes jovens, para tal, este trabalho busca descrever como é possível obter a aptidão física através das aulas de Educação Física, citar como as atividades físicas podem ser utilizadas durante as aulas e identificar a metodologia de ensino que seja possível conscientizar a manutenção da mesma após a finalização do ensino médio. A importância desde trabalhado se apresenta a partir de dados alarmantes que foram levantados pelo Ministério da Saúde em 2013 e 2015, o qual aponta que o índice de obesidade e sedentarismo atinge mais de 45% da população. Para entender como a Educação Física pode contribuir com a saúde foi realizado uma contextualização histórica, trazendo-a desde a sua emersão como prática pedagógica no âmbito escolar, até o momento atual relatando sobre as suas fases e mudanças que ocorreram ao longo dos séculos. A conceituação e característica da aptidão física voltada a saúde também se encontra presente, demonstrando assim o que venha a ser a aptidão física voltada a saúde e os benefícios que a mesma possibilita aos jovens. O papel do professor na concepção saúde renovada, também foi descrito já que esta é mais adequada para alcançar os objetivos pressupostos, devido propor que a prioridade da Educação Física Escolar seja a aptidão física e a saúde. Em seguida há relatos sobre a realidade e as possiblidades de ensino da saúde renovada no ensino médio, mostrando as dificuldades, a realidade e os aspectos positivos. A reunião deste material expõe os benefícios da prática das atividades físicas para o ser humano e a sua vida no cotidiano, a tarefa árdua que é levar um pensamento crítico aos jovens do ensino médio em relação a cultura corporal, mas também como o papel do professor de educação física é importante na formação dos cidadãos com pensamentos críticos e hábitos saudáveis. pt_BR
dc.subject Professor de Educação Física pt_BR
dc.subject Aptidão física pt_BR
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title O Papel do professor de educação física na aptidão física para a saúde de jovens do ensino médio pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta