dc.description.abstract |
O mercado financeiro no Brasil, passa por dificuldade devido a crise econômica que é
resultado de má administração de politicas públicas, com esse efeito a comercialização de
autómovies zeo km passa por um retração desde 2010, porém, nadando contra a maré da crise,
o setor de carros seminovos e usados, acaba crescendo e trazendo com esse crescimento, o
aumento do segmento de baterias automotivas no país. Devido a isso, este trabalho tem como
objetivo apresentar um plano de negócio para abertura de uma loja de baterias automotivas no
munícipio de Aracaju/Se. O plano de negócios realizado neste trabalho, foi composto pela
análise de mercado (clientes, concorrentes, fornecedores), plano de marketing, plano
operacional e plano financeiro. A análise de mercado demonstrou boas oportunidades para a
abertura do empreendimento. empresa. O plano de marketing foi elaborado a partir de um
portfólio inicial de 21 produtos e 1 serviço, formas de pagamento e descontos e definiu ainda
estratégias promocionais para aumentar as vendas da organização. No plano operacional foi
elaborado o layout da loja com a disposição e a lista de móveis e utensílios, além disso, também
foi calculada a capacidade diária de atendimento: 48 clientes na loja física e 14 clientes por
localização. Já no plano financeiro, os dados utilizados para os cálculos foram reais, partindo
de uma pesquisa de mercado e também foram realizadas projeções de receitas e despesas, sendo
os resultados apresentados nesse plano bastante realistas. Foi apurado um valor de R$ 24.554,23
para o capital inicial da empresa. Com a previsão de um faturamento anual bruto R$ 17.525,00,
os indicadores de viabilidade apontaram um ponto de equilíbrio no segundo ano do negócio.
Assim, diante dos resultados obtidos no plano de negócios elaborado nesse trabalho, a abertura
do empreendimento de baterias automotivas no bairro Coroa do Meio, no município de
Aracaju/SE, apresentou-se viável, sendo possível inclusive, utilizar o plano para a abertura real
da empresa. |
pt_BR |