Resumo:
Monografia elaborada no curso de Licenciatura da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino e aprendizagem do Futebol nas séries finais do ensino fundamental buscando ressaltar a promoção de valores educativos, a associação da teoria e prática, priorizando a socialização e o reconhecimento do educando como partícipe do processo educativo. Tivemos como objetivo identificar os desafios do trabalho pedagógico de ensino e aprendizagem do Futebol para as séries finais do ensino fundamental. As bases teóricas principais foram Ghiraldelli Júnior (1998); Freire (2003) e Soares (2004). Os resultados da pesquisa apontam que os professores de Educação Física escolar, em aulas de Futebol para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano, precisam promover práticas educativas que tenham embasamento em princípios pedagógicos, norteados em teorias críticas; deve existir, por parte dos professores, uma postura democrática em relação à participação dos alunos de Educação Física na construção de métodos e no desenvolvimento das atividades; que os professores possam discutir com os alunos, os significados das atividades aplicadas aos fundamentos do futebol, assim como os sentidos que podem ser atribuídos a estes, de acordo com as vivências e experiências, haja vista, que os professores devem oferecer novos significados à concepção do futebol, considerando a aplicação desse esporte de forma educativa colocando-o dentro de um contexto histórico e cultural e não apenas como um simples jogo que leva à disputa de maior número gols.