Abstract:
Este trabalho tem como objetivo mostra as contribuições que a recreação e o lazer podem oferecer na aprendizagem e ao desenvolvimento nos primeiros anos de ensino infantil e fundamental, compreendendo a recreação e o lazer como um momento em que a criança coloca sua liberdade em prática. Tendo os autores citados no trabalho como referências observou-se que existe ainda certa dificuldade entre os professores em desenvolver um plano sequenciado metodológico na construção do planejamento. Se analisarmos a recreação e lazer esta bem voltada para um vinculo com o jogo e brincadeira, o tema recreação e lazer são muito amplos e vem crescendo a cada dia que passa e sendo mais reconhecido, principalmente nas escolas, sendo que a educação física tem a sua importância por sua contribuição através das execuções de jogos e brincadeiras. A brincadeira é uma palavra inata quando se fala em criança, mas temos que lembra que essas brincadeiras não são dadas apenas por divertimentos, mas sim para as crianças terem um bom aprendizado. A brincadeira é vista na literatura como um bom recurso para as crianças, pois ela estimular o desenvolvimento e facilita o aprendizado escolar, porém muitas escolas encontram dificuldades que impede a utilização das mesmas como um facilitador para aprendizagem. Vamos abordar as diferenças entre jogos e brincadeiras, o papel do professor e também mostrar a importância das brincadeiras lúdicas. Analisamos ao longo do nosso trabalho questões que possam nos orientar e trazer referências científicas onde o nosso objeto de estudo possa trazer relativas clareza sobre a recreação e lazer.