Resumo:
Este estudo teve por objetivo trazer os aspectos da metodologia de ensino do professor de
capoeira, e mostrar a relevância de compreender o que vem a ser os ensinamentos propostos
pelos docentes da área, que possuem um legado de saberes acumulados, transmitidos através
da oralidade por décadas, contribuindo em diversas épocas e espaços. Considerando os
objetivos elencados para este trabalho, a metodologia aplicada neste estudo caracteriza-se como
Exploratória, de Natureza Qualitativa do tipo Revisão Bibliográfica. Sendo assim, embasada
em artigos, livros, que abordam assuntos semelhantes acerca do tema principal deste estudo,
observou-se que os ensinamentos de ensino do professor de capoeira nesta pesquisa ficou
evidente para entendermos como são as construções dos saberes metodológicos da capoeira,
bem como, a forma de transmissão, para que se possa buscar a metodologia de ensino da
capoeira com mais objetividade, deixando de lado pré-conceitos acerca dá prática e mostrando
uma melhor valorização para uma cultura genuinamente brasileira.