dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como tema “A inclusão de crianças de candomblé no
ensino regular: necessidade de superação da intolerância religiosa”, tendo como
objetivo analisar a inclusão das crianças provenientes de comunidades de
candomblé na rede regular de ensino, refletindo sobre a questão da intolerância
religiosa no ambiente escolar. Adeptos do candomblé, sendo uma religião de matriz
africana que cultua os orixás, sofrem diariamente intolerância religiosa por pregar
sua fé às divindades iorubás, que acabam afetando a formação intelectual de
crianças que são filhos de candomblecista e acabam vivenciando tais crimes no
ambiente escolar. Apesar de que a escola é um ambiente de formação de
conhecimento e aprendizagem ainda se deixa muito vago a questão de discussão
sobre a religiosidade, mesmo sendo uma disciplina que deve ser ativa e perpassar
transversalmente por outros estudos, o candomblé ainda é mal visto no ambiente
escolar e as crianças que acabam sofrendo opressões e agressões por acreditarem
em sua fé. Portanto, discutir religiosidade nas escolas, principalmente virtudes e
valores que devem ser seguidos referentes às religiões alheias devem ser
aprimoradas e levantadas para debate nas escolas, por meio que a escola é um
ambiente de discussão relevante para desconstruir muitas opiniões obscuras e
preconceituosas às crianças que só querem ser respeitadas. |
pt_BR |