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Educação física: saúde do profissional de educação física que atuam com pessoas com deficiência.

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dc.contributor.author Correia, Jorge da Silva
dc.date.accessioned 2021-10-14T17:26:40Z
dc.date.available 2021-10-14T17:26:40Z
dc.date.issued 2021-08-09
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/146
dc.description Artigo (Licenciatura em educação física) - Faculdade Unirb Alagoas/Maceió pt_BR
dc.description.abstract Difícil de definir e medir, a saúde é um desafio devido seu conceito dinâmico, podendo afirmar que é um estado sendo influenciado por vários fatores (físico, mentais, sociais, econômicos e ambientais), inclusive a qualidade de vida. “A qualidade de vida é uma preocupação da sociedade contemporânea, onde existe um interesse crescente sobre o bem-estar das pessoas”. Os campos de atuação do profissional de educação física não se restringem apenas no âmbito escolar de formações iniciais e básicas, mas se expandem em áreas de saúde, lazer, esportiva, empresas, academias e acadêmicas. Diante dessa perspectiva o questionamento levantado nesta pesquisa é saber se existem danos à saúde física ou mental ocasionados aos profissionais da educação física que atuam com pessoas com deficiência. O objetivo do estudo é verificar os danos à saúde física e mental causados nos profissionais de Educação Física que atuam com pessoas com deficiência. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa para compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentados pelos entrevistados. No estudo tivemos a participação de forma colaborativa de quatro professores de Educação Física em exercício que atuam com pessoas com deficiências. O procedimento de produção de dados foi realizado através da aplicação de uma entrevista composta por questões abertas. De acordo com os resultados obtidos no estudo, os professores possuem um conhecimento nas temáticas abordadas sendo alguns com pensamento mais abrangente. Podemos afirmar que todos os entrevistados não tiveram nenhum tipo de lesão decorrente da prática laboral com pessoas com deficiência. O estudo também identificou a importância que os professores atribuem aos alunos com deficiência, devido ao carinho e a reciprocidade que esse público se relacionam com eles estabelecendo uma excelente relação aluno-professor. Portanto, o estudo em questão foi de suma importância para esclarecer os questionamentos, sendo atendidos os objetivos geral da pesquisa. pt_BR
dc.title Educação física: saúde do profissional de educação física que atuam com pessoas com deficiência. pt_BR


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