DSpace - Unirb

DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author FERREIRA, CARLOS HENRIQUE OLIVEIRA
dc.date.accessioned 2024-03-12T18:53:51Z
dc.date.available 2024-03-12T18:53:51Z
dc.date.issued 2023-07-03
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/644
dc.description.abstract As perspectivas relacionadas ao trabalho do psicólogo na escola tendem a se fundamentar apenas em atendimentos clínicos, com enfoques limitados e ações descontextualizadas. O objetivo deste estudo, por conseguinte, é reconhecer as contribuições, os desafios e as oportunidades pertinentes à prática psicológica, especialmente no que se refere à função específica do psicólogo escolar e seu comprometimento com a formação do aluno. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica conceitual, fundamentada em produções científicas disponíveis em base de dados indexadas. Como resultado, observou-se que a psicologia tem um papel importante no contexto escolar, mas, ainda há uma série de fatores que dificultam essa atuação, como por exemplo, a capacitação dos profissionais, pois nas universidades, os acadêmicos de psicologia nem sempre são devidamente preparados para trabalhar no processo educacional. Na escola, a atuação do psicólogo vai além da atuação clinica direcionada para o aluno com problemas de aprendizagem. O seu trabalho deve considerar todo o contexto social em que o aluno se encontra inserido, a cultura peculiar a escola e o perfil dos profissionais que dela fazem parte. Há de se observar que o processo de desenvolvimento de aprendizagem é bastante complexo e sofre influência direta de inúmeros fatores. pt_BR
dc.title DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta