dc.description.abstract |
Monografia elaborada no curso de Licenciatura da Faculdade Regional da Bahia – Unirb. Tem como pergunta investigativa a seguinte questão: Quais orientações pedagógicas de ensino-aprendizagem da Natação podem ser propostas nas aulas de Educação Física Escolar, enquanto componente curricular, para alunos do ensino infantil? Como hipótese levantamos que a realidade do ensino-aprendizagem da Natação no âmbito da Educação Física Escolar, considerando uma proposta pedagógica para os alunos do ensino infantil, requer um aprofundamento dos estudos bibliográficos. Sendo assim, partir das analises coletadas, o trabalho buscará orientações para o ensino da Educação Física Escolar utilizando o esporte da Natação como uma prática educativa da escola, contribuindo para a formação psicomotora e educacional do aluno, assim desenvolvendo habilidades que contribuíram para a sua autonomia. Como objetivo geral visamos apresentar uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem da Natação na Educação Física Escolar através da analise de estudos bibliográficos, para alunos do ensino infantil. A base teórica principal tratada foi: BARROS (2007), COLWIN (2000), DARIDO (2013), DURAM (2005), FERNANDES & LOBO DA COSTA (2006) GHIRALDELLI JUNIOR (2004), JUNIOR & SANTIAGO (2008), KISCHIMOTO (2002), LÉO (2011), MARINHO (1980), SILVA (2008) VASCONCELOS (2007), WILKE (1979). A pesquisa realizada foi exploratória bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que é de suma importância a proposta pedagógica de ensino da Natação na Educação Física, através da relação existente entre o professor e o aluno, entre o educador e o educando, entre o que é ensinado e o que é aprendido pode ir ao encontro das necessidades da criança sem ferir seus preceitos de alegria e prazer. Sendo assim a criação de um ambiente lúdico-educativo é indispensável no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |