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No Brasil, a construção de rodovias passa por diversas dificuldades devido ao baixo
investimento público, a burocracia e o alto custo na execução das obras. Dessa forma,
o conhecimento do estado funcional e estrutural das vias permite a intervenção nas suas
características visando ampliação de sua vida útil, trazendo melhorias na malha
rodoviária brasileira, de forma simples e reduzindo seus custos com as reconstruções. A
utilização de elevados índices de materiais reciclados em misturas para pavimentos
asfálticos reduz a disposição de materiais em aterros, como também a quantidade de
novos agregados e de betume extraídos da natureza, sendo assim uma tecnologia eficaz.
Assim objetivou-se estudar o estado do processo que utiliza resíduos em pavimentação
rodoviária, dando enfoque aos métodos utilizados em cada tipo de resíduo, desempenho
e suas principais características. Ao se pesquisar esse tema, além de avançar no fator
ambiental, pôde-se desenvolver a questão econômica, que muitas vezes é um dos
aspectos motivacionais muito mais apreciados pelos empresários do ramo da
construção. A utilização desses resíduos é extremamente benéfica ao meio ambiente
uma vez que esses materiais, geralmente, são descartados e dispostos de forma
inadequada. |
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