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Um Estudo Sobre a Viabilidade Econômica e Ambiental do Asfalto Borracha em Comparação com o Asfalto Convencional em Vias Urbanas

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dc.contributor.author de Sousa, Luana Santos
dc.date.accessioned 2022-10-10T14:00:07Z
dc.date.available 2022-10-10T14:00:07Z
dc.date.issued 2022-09-08
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/495
dc.description Monografia (Graduação) Curso de Bacharelado em Engenharia Civil – Centro Universitário de Alagoinhas - UNIRB pt_BR
dc.description.abstract No Brasil são descartadas cerca de 90 milhões de unidades de pneus por ano, os quais, quando dispensados de forma irregular se tornam um grande problema ao meio ambiente e à saúde pública (SEST; SENAT, 2021). Na tentativa de diminuir este descarte irregular, a Resolução CONAMA nº 416 de 2009, estabelece que para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes deverão dar destinação adequada à um pneu inservível (CONAMA, 2009). O pneu inservível pode ser comercializado para outros setores produtivos, podendo ser empregado em gramado sintético, tapete sou ser reutilizado como componente modificador do asfalto convencional (RODRIGUES; PAES; SILVA, 2019). No referido trabalho, foi possível concluir que a viabilidade da pavimentação com asfalto-borracha é clara, visto que os resultados obtidos se mostram economicamente viáveis e tecnicamente corretos. Apesar de o asfalto borracha obter um preço de execução em torno de 15% mais caro, pode-se analisar uma redução em torno de 14% no custo se comparado com o asfalto convencional, fator que ocorre tanto em função da possibilidade de redução de 30% de espessura do pavimento, quanto ao seu custo-benefício a longo prazo, devido à diminuição no número de manutenções por conta da redução de trincas em trechos de baixo tráfego. O objetivo geral do trabalho é descrever a viabilidade econômica e ambiental do uso do asfalto-borracha em comparação ao asfalto convencional. O método de abordagem utilizado nesta pesquisa será apresentado de forma qualitativa, através do método hipotético dedutivo, dado que é apresentado um problema e uma possível solução para o mesmo. O método de procedimento utilizado baseia-se em uma revisão bibliográfica através da consulta de autores renomados sobre o tema proposto. Por fim, percebe-se que ao incorporar a borracha de pneus inservíveis como agente modificador do asfalto, suas características técnicas se aperfeiçoaram proporcionando assim maior resistência, durabilidade e elasticidade se comparadas as do asfalto convencional. Desse modo, com a tecnologia do asfalto-borracha, é possível unir duas situações que viabilizam a economia, tais como a qualidade nos transportes e aspectos ambientais. pt_BR
dc.subject Viabilidade Econômica pt_BR
dc.subject Viabilidade Ambiental pt_BR
dc.subject Asfalto-borracha pt_BR
dc.subject Asfalto Convencional pt_BR
dc.title Um Estudo Sobre a Viabilidade Econômica e Ambiental do Asfalto Borracha em Comparação com o Asfalto Convencional em Vias Urbanas pt_BR


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