dc.description.abstract |
No Brasil são descartadas cerca de 90 milhões de unidades de pneus por ano, os
quais, quando dispensados de forma irregular se tornam um grande problema ao
meio ambiente e à saúde pública (SEST; SENAT, 2021). Na tentativa de diminuir
este descarte irregular, a Resolução CONAMA nº 416 de 2009, estabelece que
para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes deverão dar
destinação adequada à um pneu inservível (CONAMA, 2009). O pneu inservível
pode ser comercializado para outros setores produtivos, podendo ser empregado
em gramado sintético, tapete sou ser reutilizado como componente modificador
do asfalto convencional (RODRIGUES; PAES; SILVA, 2019). No referido trabalho,
foi possível concluir que a viabilidade da pavimentação com asfalto-borracha é clara,
visto que os resultados obtidos se mostram economicamente viáveis e tecnicamente
corretos. Apesar de o asfalto borracha obter um preço de execução em torno de 15%
mais caro, pode-se analisar uma redução em torno de 14% no custo se comparado
com o asfalto convencional, fator que ocorre tanto em função da possibilidade de
redução de 30% de espessura do pavimento, quanto ao seu custo-benefício a longo
prazo, devido à diminuição no número de manutenções por conta da redução de
trincas em trechos de baixo tráfego. O objetivo geral do trabalho é descrever a
viabilidade econômica e ambiental do uso do asfalto-borracha em comparação ao
asfalto convencional. O método de abordagem utilizado nesta pesquisa será
apresentado de forma qualitativa, através do método hipotético dedutivo, dado que é
apresentado um problema e uma possível solução para o mesmo. O método de
procedimento utilizado baseia-se em uma revisão bibliográfica através da consulta de
autores renomados sobre o tema proposto. Por fim, percebe-se que ao incorporar a
borracha de pneus inservíveis como agente modificador do asfalto, suas
características técnicas se aperfeiçoaram proporcionando assim maior
resistência, durabilidade e elasticidade se comparadas as do asfalto convencional.
Desse modo, com a tecnologia do asfalto-borracha, é possível unir duas situações
que viabilizam a economia, tais como a qualidade nos transportes e aspectos
ambientais. |
pt_BR |