dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo a análise crítica sobre os usos do lúdico
como ferramenta educacional nas aulas de Educação Física e dos equívocos que
são encontrados ao se trabalhar com tal recurso metodológico. O método utilizado
para desenvolvimento do estudo foi revisão de literatura bibliográfica embasados
pelos autores João Batista Freire (2009), Kishimoto (2002), Magda Soares (2003),
Abadio do Carmo (2006), Luckesi (2006) e entre outros que muito contribuíram na
aproximação das possíveis respostas aos objetivos deste trabalho, onde fora
entendido que atividade lúdica tem um papel fundamental na formação do indivíduo,
podendo ser utilizado como um rico recurso para as práticas pedagógicas.
Concluindo que a utilização do lúdico como ferramenta educativa na Educação
Física escolar é essencial para o estimulo de novas aprendizagens, mesmo com os
equívocos encontrados como a falta de planejamento do professor, os tempos
educacionais, mediação é possível trabalhar o lúdico na Educação Física escolar de
uma maneira ampla e diversificada para todos os educandos. Mesmo sem a
intervenção do professor a criança, jovem ou adulto em contato com a ludicidade
está apto a aprender porém, com as aulas mediadas pelos professores de forma
planejada e exposta eles irão saber o que está a desenvolver e aprender de forma
consciente. |
pt_BR |