Resumo:
A disciplina de Educação Física faz parte dos componentes curriculares que
proporcionam práticas corporais em diversas formas, por diversos grupos sociais
no decorrer da história. Diante disso, o presente estudo trata-se de uma revisão
sistemática que tem o objetivo analisar como o conteúdo lutas é aplicado nas
aulas de educação física escolar e identificando sua interferência na vida do aluno.
Para isso, será realizado levantamento de dados bibliográficos, usando como base
de dados artigos científicos, em plataformas como Scielo, Google acadêmico,
livros, revistas. Foram selecionados 15 artigos, cujos critérios de inclusão são
buscas por artigos utilizando os termos: educação física escolar, lutas e artes
marciais, totalizando um fichamento de 15 artigos científicos. Sendo estes estudos
publicados em língua portuguesa, entre o período de 1990 a 2020. E tendo como
critério de exclusão, estudos de pesquisa bibliográfica que não correspondiam ao
escopo do estudo. Após a leitura fichamento, identificar os pontos relevantes
sobre a temática em estudo, sua trajetória e contribuição pedagógica para os
alunos.