dc.contributor.author |
Ribeiro, Tiago Santos |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-30T15:11:57Z |
|
dc.date.available |
2021-08-30T15:11:57Z |
|
dc.date.issued |
2014-01-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/26 |
|
dc.description |
Monografia (graduação) Curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física – Faculdade Regional da Bahia - UNIRB |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva propor a inclusão do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) no universo da escola pública, do 6º ao 9º ano, de forma a auxiliar os estudantes a superarem seus próprios limites, estabelecerem objetivos e metas, ampliarem a autoestima. Com isso, busca-se melhorar a consciência corporal e a integração corpo e mente e aumentar a saúde (biopsicossocial) dos alunos desmistificando a ideia do esporte de rendimento como espaço único de competição, mas como auxiliar na superação de si mesmo. O estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica exploratória em que se iniciou com os fundamentos históricos da Educação Física, partindo-se para o do Levantamento de Peso Olímpico no mundo e no Brasil até chegarmos às reflexões do esporte de rendimento e a relação entre eles. Usou-se aqui uma abordagem crítica e emancipatória da Educação Física na formação pedagógica do sujeito. Chegou-se ao fim com a certeza de que muito ainda tem a se contribuir com o uso do LPO no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.subject |
Levantamento de Peso Olímpico |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem Critica Emancipatória |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Inserção do levantamento de peso olímpico no contexto escolar: caminhos e possibilidades a partir das abordagens críticas |
pt_BR |