DSpace - Unirb

Inserção do levantamento de peso olímpico no contexto escolar: caminhos e possibilidades a partir das abordagens críticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Tiago Santos
dc.date.accessioned 2021-08-30T15:11:57Z
dc.date.available 2021-08-30T15:11:57Z
dc.date.issued 2014-01-05
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/26
dc.description Monografia (graduação) Curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física – Faculdade Regional da Bahia - UNIRB pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva propor a inclusão do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) no universo da escola pública, do 6º ao 9º ano, de forma a auxiliar os estudantes a superarem seus próprios limites, estabelecerem objetivos e metas, ampliarem a autoestima. Com isso, busca-se melhorar a consciência corporal e a integração corpo e mente e aumentar a saúde (biopsicossocial) dos alunos desmistificando a ideia do esporte de rendimento como espaço único de competição, mas como auxiliar na superação de si mesmo. O estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica exploratória em que se iniciou com os fundamentos históricos da Educação Física, partindo-se para o do Levantamento de Peso Olímpico no mundo e no Brasil até chegarmos às reflexões do esporte de rendimento e a relação entre eles. Usou-se aqui uma abordagem crítica e emancipatória da Educação Física na formação pedagógica do sujeito. Chegou-se ao fim com a certeza de que muito ainda tem a se contribuir com o uso do LPO no ensino fundamental. pt_BR
dc.subject Levantamento de Peso Olímpico pt_BR
dc.subject Abordagem Critica Emancipatória pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Inserção do levantamento de peso olímpico no contexto escolar: caminhos e possibilidades a partir das abordagens críticas pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta