Resumo:
Objetivo dessa pesquisa é realizar uma revisão integrativa sobre Realidade Virtual em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC). Estratégia de busca: Foram selecionados artigos científicos nas bases de dados: LILACS, SciELO, PubMed e outras fontes como teses de mestrados. As pesquisas foram realizadas entre os meses de Março a Maio de 2017, sendo selecionados artigos publicados nos últimos dez anos. Foram utilizados os seguintes descritores: Paralisia Cerebral; Jogos de vídeo e Fisioterapia; sem restrição de idiomas. Para a seleção dos estudos se utilizou como critérios de inclusão artigos completos publicados em periódico que abordassem o tema Paralisia Cerebral, PC em crianças e adolescentes sem restrição de sexo, artigos sobre Realidade virtual e os seu uso na neurologia no benefícios do tratamento da PC. Somente 7 artigos satisfizeram os critérios de inclusão. Utilizando-se como estratégia, uma busca primária de artigos sobre o uso da realidade virtual em pacientes com Paralisia Cerebral, artigos sobre a Paralisia Cerebral, artigos sobre os jogos de vídeo, artigos que utilizaram os recursos do Xbox 360 kinect e recursos do Nintendo Wii no tratamento de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. O presente estudo identificou evidências científicas nos artigos encontrados onde demonstram a eficácia dos efeitos que são estimulados com o tratamento através dos uso de jogos com vídeo em pacientes com PC, mas sugerimos novos estudos onde o tratamento com esse método seja específico para cada tipo de PC, para avaliar o seu efeito.