Resumo:
Nos últimos anos é observada a ampliação da área de atuação dos profissionais de Educação Física, em especial, na orientação da prática de atividade física dirigida à aquisição de benefícios físicos, psicológicos e para o bem-estar geral. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise sobre a prática da educação física na educação infantil das escolas públicas do município de Maceió. A pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão da literatura, sobre a importância da educação física nesse nível de ensino e abordagem junto ao departamento de Educação Física e Desporto da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, para saber quais as escolas creches ofertam a disciplina. Porque segundo os pressupostos teóricos revelaram que a Educação Física contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, noção de tempo, orientação temporal e espacial em relação ao seu corpo e, consequentemente, é considerada útil e necessária para a formação integral na Educação Infantil, já que proporciona as crianças uma diversidade de experiência com corpo, com materiais, além da interação social, desenvolvendo assim suas capacidades físicas, motoras, cognitivas e intersociais.