Resumo:
Dentro das complexidades impostas, o objetivo é analisar a situação do futebol feminino dentro do contexto escolar, procurando identificar quais são as modalidades oferecidas e qual a expectativa das alunas quanto a esta prática. O espaço destinado à prática esportiva ainda é predominante masculinas, sendo assim um dos empecilhos para essa expansão da prática do futebol. Para alcançar as finalidades do trabalho utilizou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória uma vez que se procura conhecer aspectos relativos sobre uma dada realidade. Na Educação Física Escolar, enquanto o futebol constituía-se no principal, quando não o único, conteúdo das aulas dos meninos, às meninas eram oferecidos jogos e brincadeiras infantis e entre as modalidades esportivas podia-se encontrar o voleibol, o basquetebol e o handebol. O presente estudo teve por objetivo analisar a situação do futebol feminino dentro do contexto feminino no Brasil. Para melhor compreendermos este processo de transição, torna-se necessário à conceituação e algumas reflexões com relação à prática do futebol feminino no Brasil. Partindo-se destes pressupostos, o presente estudo procura realizar uma abordagem preliminar com relação à prática do futebol pelas meninas nas aulas de Educação Física e em outras situações dentro do ambiente escolar. A prática do futebol pelas meninas constitui-se no tema central do presente estudo, por se tratar de uma conquista recente e ainda pouco estudada.