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Considerando que existe um aumento significativo nos relatos de bullying nas últimas décadas e sabendo que o ambiente que tem proporcionado maiores índices de ocorridos é a escola, buscou-se verificar a relação entre as subfunções dos valores humanos e o comportamento de bullying expresso por adolescentes em ambiente escolar com seus pares. Para isso se realizou uma pesquisa estatística quantitativa com uma amostra de 437 alunos adolescentes, tendo eles idade de 12 a 17 anos com média de 14,53 anos (DP = 2,10); para mensurar os dados recorreu-se aos instrumentos: Escala de comportamento de bullying (ECB); Questionário de Valores Básicos - Infantil (QVB-I) e questionário sociodemográficos. Os resultados sugerem correlações estatisticamente significativas entre algumas subfunções dos valores humanos conceituados pela Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, nos quais relações positivas entre subfunção realização e o bullying em suas diversas formas, sugerindo que quanto maior a importância para essa subfunção, maior a probabilidade de ocorrer comportamentos de bullying; tal como relações negativas entre as subfunções existência/normativa com comportamento de bullying relacional/verbal respectivamente, informando uma proporção inversa de crescimento no qual, quanto maior a importâncias alocada nessas subfunções, menor a probabilidade de ocorrerem comportamentos relacionados a esse fenômeno. Com isso percebe-se a importância de buscar alternativas ao combate do bullying, nas quais valores humanos se mostram pertinente, através de técnicas como mediação de conflitos, visando a busca do equilíbrio entre as diversas subfunções dos valores humanos para um convívio mais saudável entre adolescentes não apenas em contexto escolar, mas na sociedade em geral. |
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