Resumo:
Esta é uma monografia produzida no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB. Tem como temática principal a Educação Física Escolar e a obesidade infantil, que é dissertada durante todo o texto buscando respostas para fundamentar os objetivos que visam compreender como o profissional de Educação Física pode ser importante diante desta epidemia. Sabendo da importância de contextualizar o tema historicamente e situá-lo no cenário escolar, o autor, recorre a nomes conhecidos como: Francisco Pitanga (2010), Queiroga (2005) e Arantes (2008). Tendo o Professor como interventor no processo de ensino-aprendizagem e consciente da sua influência sobre o seu alunado, em especial na fase da infância, foi necessário recorrer a abordagem de ensino Saúde Renovada que preconiza, dentre outros fatores, a conscientização do aluno e maior desenvolvimento de sua aptidão física em prol da saúde do mesmo. Esta abordagem traz como referência Guedes (1997, 1999), que destacam limitações das atuais abordagens de ensino e metodologias para adequar as aulas de Educação Física a esta necessidade que é combater as doenças crônico degenerativas, aqui em especial a obesidade infantil.