dc.description.abstract |
A Educação Física vem sendo descaracterizada no decorrer de sua história por
buscar a sua real função na sociedade e a sua legitimação. Devido a essas buscas,
o professor quando assume a disciplina se depara com dificuldades para que a
mesma seja vista e aceita como um componente obrigatório da educação básica
aplicada na formação social do indivíduo. Desta maneira, objetivou-se a analisar
possíveis dificuldades enfrentadas no exercício da prática docente de Educação
Física em escolas de Feira de Santana-BA. Buscou-se ainda, discutir possíveis
estratégias para solucionar essas dificuldades enfrentadas pelo professor Educação
Física Escolar. O delineamento metodológico adotado para esta pesquisa foi
qualitativa do tipo pesquisa de campo, sendo utilizado como técnica para a coleta de
dados o questionário estruturado e padronizado, aplicado aos professores da Rede
Pública. Os resultados demonstraram que os professores indicam como maior
dificuldade a baixa remuneração, falta de infraestrutura e materiais didáticos
adequado, variáveis essas que são apresentadas por todos os professores
entrevistados, e que sim interferem diretamente no bom rendimento das aulas.
Diante desse estudo, entendemos a necessidade do desenvolvimento de novos
planejamentos e estratégias para que seja possível desencadear uma mudança no
quadro atual, deste modo, abre-se um novo caminho a ser percorrido e desafios a
serem superados. |
pt_BR |