dc.description.abstract |
Este trabalho é oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que teve
como objetivo analisar as contribuições do método Montessori no processo de
ensino aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Para isso, foram
selecionadas quinze produções que tinham como temática: o ensino de matemática
e o método de Montessori. Como protocolo de análise dos dados coletados, optouse em utilizar o método de análise de conteúdo de Bardin. Ficou evidenciado que
antes mesmo de ir para a escola, a criança já tem contato com os conceitos
matemáticos, contudo, deve ser no ambiente escolar que o aluno construa
conhecimentos concretos, desenvolvendo um pensamento matemático. Além disso,
foi possível perceber que para os autores pesquisados o método de Montessori
revolucionou o ensino de criança, pois a educadora entendia a criança como sujeito
que deveria ser ativo no processo de ensino e aprendizagem, além do que, a
educação deveria ser transformadora e libertadora e que preparasse para vida.
Logo, foi possível identificar que o método Montessori contribui com o ensino da
matemática na Educação Infantil, porque possibilita às crianças o desenvolvimento
do raciocínio lógico, ser capazes de aprender conceitos matemáticos e interpretar a
realidade ao seu redor. |
pt_BR |