DSpace - Unirb

Concepções do método Montessori no processo de ensino aprendizagem da matemática na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vale, Haiana Tavares Souza do
dc.date.accessioned 2021-10-18T14:20:14Z
dc.date.available 2021-10-18T14:20:14Z
dc.date.issued 2020-12-16
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/170
dc.description Monografia (Graduação) do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UNIRB -Feira de Santana. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que teve como objetivo analisar as contribuições do método Montessori no processo de ensino aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Para isso, foram selecionadas quinze produções que tinham como temática: o ensino de matemática e o método de Montessori. Como protocolo de análise dos dados coletados, optouse em utilizar o método de análise de conteúdo de Bardin. Ficou evidenciado que antes mesmo de ir para a escola, a criança já tem contato com os conceitos matemáticos, contudo, deve ser no ambiente escolar que o aluno construa conhecimentos concretos, desenvolvendo um pensamento matemático. Além disso, foi possível perceber que para os autores pesquisados o método de Montessori revolucionou o ensino de criança, pois a educadora entendia a criança como sujeito que deveria ser ativo no processo de ensino e aprendizagem, além do que, a educação deveria ser transformadora e libertadora e que preparasse para vida. Logo, foi possível identificar que o método Montessori contribui com o ensino da matemática na Educação Infantil, porque possibilita às crianças o desenvolvimento do raciocínio lógico, ser capazes de aprender conceitos matemáticos e interpretar a realidade ao seu redor. pt_BR
dc.subject Método Montessori pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Concepções do método Montessori no processo de ensino aprendizagem da matemática na educação infantil pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta