Resumo:
O presente trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica sobre a formação de professores em Educação Física e o histórico legislativo sobre a mesma. Objetivou- se a pesquisar os impactos da LDB, e a discutir e abordar duas propostas para a formação em questão. Foi observado que a LDB trouxe importantes avanços para a Educação Física, contudo observa-se que no mesmo parágrafo em que a LDB torna a Educação Física um componente curricular obrigatório, ela a deixa facultativa para algumas pessoas em condições especiais, o que é um retrocesso enorme para a área em questão. O presente trabalho também aborda a questão da teoria e prática e fica constatado que a teoria por sua vez deve fundamentar a prática, dando embasamento para que se possa fazer uma prática fundamentada e cada vez melhor. Em suma, isso implica em saber fisiologicamente e biomecanicamente o que essa prática acarreta aos seus alunos. Constatou também que uma parcela muito pequena dos alunos são atraídos e se interessam pela perspectiva de uma Educação Física que vai além dos aspectos biológicos, incorporando também aspectos sócio-históricos na busca de uma compreensão mas profunda da área.