DSpace - Unirb

O Basquete de rua enquanto conteúdo de aprendizagem nas aulas de educação física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Alan Oliveira
dc.date.accessioned 2021-08-20T15:34:02Z
dc.date.available 2021-08-20T15:34:02Z
dc.date.issued 2015-11-10
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/16
dc.description Monografia (Graduação) Curso de Licenciatura em Educação Física – Faculdade Regional da Bahia - UNIRB pt_BR
dc.description.abstract Monografia elaborada no curso de Licenciatura da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB. Tem como pergunta investigativa a seguinte questão: como o Basquete de Rua pode ser usado como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na educação de estudantes do ensino fundamental ll? Como hipótese, a possibilidade de utilizar o basquete de rua no contexto das aulas de Educação Física, por se tratar de um esporte dinâmico, rico de elementos corporais e sociais; Vale salientar que o professor desenvolve com os alunos nas suas aulas objetivos completamente diferentes dos executados para o basquete de alto rendimento; sabendo-se da importância e das inúmeras possibilidades de ensino, acredita- se que a modalidade do basquete de rua possa contribuir para uma educação mais completa e humana, possibilitando aos educandos diversas fontes de conhecimento com o desenvolvimento e ampliação de habilidades dentro das capacidades de cada um; conforme as idéias apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o basquete está inserido no conteúdo de esportes a serem trabalhados na Educação Física escolar; a trajetória histórica da Educação Física Brasileira foi permeada por inúmeras questões quanto as suas possibilidades no contexto educacional; as abordagens que tiveram maior impacto a partir de meados da década de 70 são comumente denominadas de psicomotora, construtivista e desenvolvimentista; quando ingressam na escola, os alunos já possuem conhecimentos sobre o corpo trazido de experiências pessoais e cabe à escola trabalhar essas experiências e outras que não teriam fora da escola; o hip hop tem estado com cada vez mais frequência no ambiente escolar, como exemplos, temos a disciplina Língua Portuguesa em que o rap já esteve presente para trabalhar a intertextualidade, bem como outras disciplinas; a aplicação tanto do basquete de rua quanto de qualquer novo elemento não tradicional da cultura corporal no ambiente escolar, deve ser realizada de maneira crítica e contextualizada. Deve- se analisar também que na prática do basquete de rua é possível constatar uma rica variedade de movimentos que possuem signos próprios; trabalhar o basquete de rua no contexto escolar é de suma importância, pois, se trata de uma atividade esportiva que traz consigo uma gama de conceitos ricos em questionamentos que irão despertar no aluno a necessidade de se auto avaliar. pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Hip Hop- ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Basquete de Rua pt_BR
dc.title O Basquete de rua enquanto conteúdo de aprendizagem nas aulas de educação física pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta