dc.description.abstract |
O presente estudo analisa a configuração do ensino e aprendizagem de História na
BNCC - Base Nacional Comum Curricular de História para o Ensino Fundamental. A
História, enquanto conhecimento escolar possui uma história que é brevemente
apresentada, a fim de propiciar ao leitor reflexões sobre o atual momento da disciplina
no processo de reformulações curriculares. Usando como metodologia a pesquisa
qualitativa com análise documental, esse trabalho busca investigar o aparecimento de
forma direta ou indireta, dos conceitos pertinentes a esse enfoque, nas exigências
curriculares mínimas da educação básica escolar. A problematização do aprendizado
em História como elemento chave do seu labor e como a partir desta mudança fez
surgir novas relações entre os alunos/professores com a disciplina de História.
Partimos da hipótese/experiência que os alunos aprendem história utilizando como
referência o professor. O resultado desta equação é um aprender pouco significativo,
além de solidificar a escola como o único espaço de aprendizagem histórica e o
material didático como única fonte deste espaço. |
pt_BR |