DSpace - Unirb

Concepção de história na base nacional comum curricular (BNCC) do ensino fundamental anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Daiane Bispo
dc.date.accessioned 2021-10-18T13:02:23Z
dc.date.available 2021-10-18T13:02:23Z
dc.date.issued 2021-06-22
dc.identifier.uri http://dspace.unirb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/168
dc.description Monografia (Graduação) do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UNIRB - Feira de Santana. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo analisa a configuração do ensino e aprendizagem de História na BNCC - Base Nacional Comum Curricular de História para o Ensino Fundamental. A História, enquanto conhecimento escolar possui uma história que é brevemente apresentada, a fim de propiciar ao leitor reflexões sobre o atual momento da disciplina no processo de reformulações curriculares. Usando como metodologia a pesquisa qualitativa com análise documental, esse trabalho busca investigar o aparecimento de forma direta ou indireta, dos conceitos pertinentes a esse enfoque, nas exigências curriculares mínimas da educação básica escolar. A problematização do aprendizado em História como elemento chave do seu labor e como a partir desta mudança fez surgir novas relações entre os alunos/professores com a disciplina de História. Partimos da hipótese/experiência que os alunos aprendem história utilizando como referência o professor. O resultado desta equação é um aprender pouco significativo, além de solidificar a escola como o único espaço de aprendizagem histórica e o material didático como única fonte deste espaço. pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Concepção de história na base nacional comum curricular (BNCC) do ensino fundamental anos iniciais pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta