dc.description.abstract |
O propósito desta pesquisa é analisar a importância do desenvolvimento global do
educando e as colaborações do trabalho pedagógico para a psicomotricidade. A
escola assumiu um papel fundamental na sociedade trabalhando diversos aspectos
nos anos inicias até os anos finais, todo trabalho pedagógico reflete na vida do
indivíduo gradativamente.
Este trabalho tem como finalidade compreender a importância da psicomotricidade
na Educação Infantil, levando em consideração as particularidades do
desenvolvimento das crianças no âmbito educacional.
É na Educação Infantil que as crianças asseguram seus diretos como futuros
cidadãos, é por meio de diversas praticas e mediações do educador que os alunos
adquirem conhecimentos e socializam, contribuindo assim pra um resultado positivo
nos aspectos, cognitivo, motor e social.
Utilizaram-se fontes bibliográficas de cunho descritivo como: livros e obras
semelhantes confiáveis. Para que assim haja uma analise dos fatos ocorridos
durante o desempenho psicomotor nos anos iniciais. De acordo com os estudos, a
psicomotricidade é considerado um campo novo na área educacional, pois os
educadores exerciam a prática, mas, não conheciam os seus benefícios e nem
como ampliar a eficácia das atividades.
Conclui-se que a psicomotricidade trabalhada de maneira correta é considerada
como fonte de estimulação nas áreas motora, intelectual e social. Este trabalho
possibilita que a criança se expresse por meio do movimento corporal e da sua
criatividade. Por esse motivo, é necessário que os educadores estejam qualificados
para preparar materiais didáticos e lúdicos como: jogos, brincadeiras e atividades
onde possam contribuir com a aprendizagem do aluno. |
pt_BR |