Resumo:
As origens do Atletismo remontam a Antiguidade Clássica na Grécia, através de movimentos básicos como: marchar, correr, saltar e lançar. No âmbito escolar o atletismo se configura como um conhecimento da cultura corporal de movimento, constituinte do currículo da Educação Física. Ao abordar o atletismo nas aulas de educação física é preciso que os conteúdos façam sentido e que sejam explorados da melhor forma por aqueles que o pratiquem. O trabalho teve como objetivo descrever a realidade escolar da prática docente de atletismo em escolas estaduais na cidade de Parnaíba – PI. Trata-se de um estudo de pesquisa descritiva que utilizou estratégia quali-quantitativa, com aplicação de questionário, em que participaram do estudo em questão, professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino, durante as aulas de Educação Física na intenção de verificar se o conteúdo de atletismo está sendo desenvolvido. Ao aplicar este estudo procurou- se compreender qual as dificuldades encontradas pelos professores de educação física na aplicação do conteúdo de atletismo em suas aulas. Afim de dar embasamento para futuros profissionais de educação física, na aplicação do conteúdo do atletismo em suas aulas.