Abstract:
O presente trabalho tem como temática central o aluno da EJA sujeito de direitos, que
é uma modalidade de ensino que atende a diversidade e por conta disso traz marcas da
exclusão social até os dias atuais. Apresenta como objetivo principal a analise da
Educação de Jovens e Adultos como garantia fundamental de direito dos estudantes, e
tem como objetivos específicos: abordar os aspectos históricos e legais que constitui a
EJA, compreender a ação docente presente nesse contexto, além de investigar a
diversidade dos sujeitos que fazem parte desse grupo. O desenvolvimento foi feito a
partir da pesquisa bibliográfica mediante a abordagem qualitativa, e para embasamento
do tema e de fundamentar o referencial teórico foram utilizados os autores Arroyo,
Capucho, Freire, Gadotti, Haddad, Di Pierro, Soares, Paiva, e outros que discutem
sobre essa modalidade. A escolha desse tema se deu pela necessidade de pensar que
essa modalidade precisa ser valorizada tanto pelos estudantes quanto pelos
profissionais que atuam na área. É importante levar em conta que o problema da não
garantia de um direito não aboliu, ela precisa ainda mais ser levada a sério sem
comprometer a qualidade de educação nesse campo.